quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Circuito Ecofeiras

O Parque da Juventude receberá no domingo, dia 11, a partir das 10h, mais uma edição do Circuito Ecofeiras nos Parques Urbanos. 
Produtos como bolsas, artigos de decoração, tapetes, instrumentos musicais, entre outros, elaborados a partir do reaproveitamento de materiais como papel, papelão, garrafas PET, vidros, embalagens plásticas, tecidos, fibras, madeira e sementes estarão à venda na Ecofeira.
Participam de cada edição, aproximadamente 40 artesãos, entre eles representantes do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis – MNCR e artesãos cadastrados pela Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades – SUTACO, entre os quais, indígenas Guarani M’byá, das aldeias Tekoa Ytu e Tekoa Pyau, da Terra Indígena do Jaraguá, São Paulo.
O Circuito Ecofeiras é resultado de uma parceria entre as Secretarias de Estado do Meio Ambiente – SMA e de Emprego e Relações do Trabalho, por meio da SUTACO, e o MNCR, com o objetivo de fomentar e divulgar os produtos desenvolvidos artesanalmente pelos catadores a partir de materiais recicláveis.
Essa iniciativa integra o conjunto de ações realizadas pela SMA, a fim de atender às diretrizes estabelecidas pelas Políticas Nacional e Estadual de Resíduos Sólidos, acerca da inclusão das entidades de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis no sistema de gestão de resíduos sólidos urbanos.
Os parques Villa-Lobos, Água Branca e Belém já receberam a Ecofeira. Agora é a vez da zona norte paulistana conhecer o artesanato que vem contribuindo para melhorar a qualidade de vida dos catadores e a qualidade ambiental, uma vez que o reuso dos materiais ajuda a reduzir a quantidade de resíduos sólidos que é destinada diariamente aos aterros sanitários.


Confira aqui o calendário para as próximas Ecofeiras.
·         Parque da Juventude (São Paulo, SP)
Data: 11/08/2013
·         Parque Ecológico da Guarapiranga (São Paulo, SP)
Data: 15/09/2013
·         Parque Gabriel Chucre (Carapicuíba, SP)
Data: 13/10/2013
·         Parque Monsenhor Emílio J. Salim (Campinas, SP)
Data: 10/11/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário