terça-feira, 19 de novembro de 2013

Cazuza volta aos palcos em show holográfico no dia 30 de Novembro

O Parque da Juventude traz ao público paulistano a oportunidade de reviver com alta qualidade os grandes momentos de um dos maiores poetas da MPB.

O show gratuito e aberto ao público, acontecerá no Sábado, 30 de Novembro a partir das 19h, na área de shows.

Em comemoração ao ano em que Cazuza completaria 55 anos, a GVT em parceria com o PARQUE DA JUVENTUDE prepara uma homenagem mais que especial aos fãs do artista que até hoje influencia gerações. Aliando a mais alta tecnologia às canções e imagens do poeta, será apresentado um grande show em holografia 4D, inédito no país. 

A homenagem será conduzida pelos amigos e parceiros do Cazuza, banda especialmente formada para o show, que além de apresentar um grande espetáculo, vão interagir com a holografia texturizada do poeta. Durante o show, com duração de aproximadamente duas horas, haverá apresentações de grandes nomes da música brasileira, que interpretarão clássicos eternizados na voz inconfundível de Cazuza, além de uma orquestra com arranjos do músico e produtor Lincoln Olivetti, que acompanhará a banda em quatro músicas.

Qualidade impecável 

Show Cazuza traz novidades em tecnologias holográficas para o Brasil, resultadas de um trabalho de muitos anos na área cinematográfica que envolveu investimento em pesquisa e desenvolvimento. “Serão utilizados materiais holográficos de última geração com conteúdo em full HD transmitido por projetores especiais, sem precedentes no Brasil”. Na prática, o público terá a experiência única de ver ou rever Cazuza no palco com suas expressões faciais, gestos e figurinos inconfundíveis. O ídolo aparecerá no palco cantando ao vivo e em quatro dimensões, com cenografia e animação computadorizadas. 

Banda e artistas amigos 

Os parceiros de Cazuza criaram uma banda inédita para esta homenagem, com direção de Jodele Larcher, e formada por George Israel (Kid Abelha), Arnaldo Brandão (Hanoi Hanoi), Guto Goffi (Barão Vermelho), Leoni, Rogério Meanda (Blitz/Cazuza) e Nilo Romero (Cazuza). “É preciso muito cuidado e respeito para usar a imagem do Cazuza, por isso, nos cercamos de pessoas competentes e que colocam a alma no trabalho, o que fará a diferença no palco com o holograma”, comenta o diretor artístico do show e saxofonista do Kid Abelha, George Israel. Para Israel, o mais importante será a postura da banda no palco – “não será apenas um tributo, será um show com a imagem do Cazuza de verdade e para que isso aconteça precisamos estar em sintonia, como a verdadeira banda do Cazuza”.

O público também terá a oportunidade de ouvir artistas amigos do poeta interpretando grandes sucessos. O show completo apresentará cerca de 22 canções compostas pelo cantor e seus amigos.

Para o idealizador Omar Marzagão, "o objetivo é relembrar momentos especiais da história da música brasileira e fazer com que novas gerações possam ter uma experiência próxima da energia que foi um show do Cazuza".

Segundo Marzagão, projetos holográficos semelhantes estão em desenvolvimento em outros países como França, Reino Unido, Emirados Árabes. “Há mais de um ano comecei a desenvolver este projeto, influenciado pelo show ‘13 Parcerias com Cazuza’. Em 2011, conheci a tecnologia de hologramas em uma viagem a Londres quando visitei uma das empresas líder mundial nesta tecnologia, de realidade aumentada e efeitos especiais cinematográficos”.

Um dos objetivos da homenagem é trazer de volta momentos especiais da história da música brasileira. O show revisita importantes momentos e promove no palco o universo da década de 80, auge do rock no Brasil. 

Detalhes que fazem diferença

A criação da holografia, baseada em fotos e vídeos de arquivo do cantor, é feita em um aparelho que projeta a imagem em uma tela reflexiva localizada no chão. Esta primeira tela por sua vez joga a projeção em uma segunda tela, feita de uma película especial ultrafina e transparente que fica esticada a 45 graus no palco, praticamente invisível aos olhos do público. O processo resulta em uma percepção hiper-realista – ao aliar cenografia cuidadosa à animação produzida por computador, dá a impressão de que o artista está presente, cantando diante do público.

Cazuza na rede 

O site 
www.voltacazuza.com.br exibirá documentário digital em seis episódios a partir da próxima semana em que serão revelados os bastidores da produção holográfica e da organização desta grande homenagem.


Obs: O Parque tem capacidade limitada e portanto sujeito a lotação.

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Show - Gabriel o Pensador, Domingo 17/11

Depois de 7 anos sem lançar álbum novo, Gabriel o Pensador chega ao parque para apresentar a sua turnê “Sem Crise”.

A vida de palestrante percorrendo o Brasil nos últimos anos foi um dos motivos da demora em lançar um novo disco de inéditas. No caminho surgiram tantas ideias que ficou impossível escolher menos de 15 faixas para definir o repertório. Isso explica as fusões de estilos em boa parte delas.

Gabriel o Pensador precisou de 5 minutos e 44 segundos de “Linhas Tortas”, quinta faixa de seu oitavo CD, “Sem Crise”, para contar sua história. E de quebra contar a história da sua trajetória, seu retorno ao estúdio após sete anos sem lançar disco e tudo o que o motiva na vida e o motivou neste trabalho.

“Eu me arrepio toda vez que canto essa (música) em show”, diz Gabriel.
Por meio da canção ele mostra sua fase e disposição – o retorno ao hip hop, uso de bases eletrônicas e o forte flerte com brasilidade.

Falando em hip hop, Gabriel assume seu papel de pioneiro do estilo no Brasil e traz mais uma surpresa nessa turnê: o projeto Rimadores Anônimos, em resumo é uma abertura de portas para os novos talentos, principalmente do rap de improviso e das batalhas de rimas. Eles mostram suas habilidades num espaço criado em cada show do Gabriel na turnê Sem Crise, sentindo a adrenalina dos grandes palcos e platéias e aquele friozinho na barriga que o Pensador se orgulha de sentir até hoje.

Show: Gabriel o Pensador
Data: 17 de Novembro (Domingo)
Horário: 14h
Local: Área de shows

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Mostra de Museus

Que tal conhecer 18 museus ao mesmo tempo, todos reunidos em espaço aberto e de graça? Pois esta é a proposta da Mostra de Museus, um evento do Governo do Estado de São Paulo que vai levar o universo de cada um dos museus da Secretaria de Estado da Cultura para o Parque da Juventude, no dia 9 de Novembro (Sábado). Toda a programação oferecida é gratuita e acontece das 10h às 17h. A Mostra de Museus tem apoio da Biblioteca de São Paulo, Fundação Osesp, Sabesp, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e co-realização do Museu da Casa Brasileira.

Na ocasião, visitantes que comparecerem ao evento,
receberão uma surpresa.

A ideia da mostra é apresentar ao público do parque um pouco do que cada museu oferece dentro de seu espaço, não somente em termos de acervo e conteúdo, mas também com relação às atividades que realizam com seus visitantes. Assim, em paralelo ao que estará exposto no estande de cada equipamento, o público encontrará uma intensa programação de oficinas, jogos, bate papo, exibição de filmes e contação de histórias, entre outras atividades. A programação inclui até o futebol de cinco – uma adaptação do esporte, jogado por pessoas cegas.

Participam da mostra os museus Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida, Catavento, Memorial da Resistência, Museu Afro Brasil, Museu da Casa Brasileira, MIS (Museu da Imagem e do Som), Museu da Imigração, Museu da Língua Portuguesa, Museu do Futebol, Museu de Arte Sacra, Estação Pinacoteca, Paço das Artes e Pinacoteca. A Mostra de Museus será também uma oportunidade de conhecer museus localizados em outras cidades do Estado, como o Museu do Café (Santos), Museu Índia Vanuíre (Tupã), Museu Felícia Leirner (Campos do Jordão) e Museu Casa de Portinari (Brodowski).

A abertura oficial da Mostra de Museus acontecerá às 10h com a apresentação do Quinteto de Metais da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo). Em seguida, a programação prossegue até as 17h em diferentes locais do parque: na Tenda de Eventos, na marquise e no auditório da Biblioteca de São Paulo e, é claro, em cada um dos estandes montados.

Data: 9 de Novembro (Sábado)
Local: Entrada Principal; Av. Cruzeiro do Sul, 2630, ao lado da estação de metro Carandiru
Horário: das 10h às 17h

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Água

No dia 02 de novembro de 2013 o público poderá conferir, gratuitamente, um espetáculo lúdico que diverte e conscientiza toda a família. Dirigido por Cida Almeida, o espetáculo traz à cena seis palhaços que acabam “entrando pelo cano” ao desperdiçar a água. Deparando-se com seu desaparecimento, esses personagens atrapalhados partem em uma fantástica jornada e passam pelas mais incríveis aventuras marinhas e ribeirinhas, em busca de tão valioso líquido incolor, inodoro e insípido.


“A questão da água nos serve como um fio condutor, um incremento ao recurso dialógico que permitiu colagens peculiares de números e cenas. Pretende-se aqui tratar o tema não de forma enfadonha e moralista, mas como um elemento que percorre toda a fábula.”, diz Cida Almeida.

A peça procura, de maneira inusitada, tratar de questões que povoam o imaginário coletivo a respeito da água. “Até pra fazer lágrimas precisa de água!”, diz um palhaço em uma das cenas da peça, ao notar que não consegue mais chorar, pois a água acabou! O não didatismo do espetáculo fica por conta da lógica absurda desse personagem clássico do circo, que responde ao mundo com a sua fértil imaginação. Toda a peça acontece em um picadeiro-piscina inflável, e cada quadro é apresentado valendo-se de elementos cênicos próprios, representando situações onde encontramos água em diferentes estados. Os adereços manipulados pelos palhaços ganham vida, estabelecendo relações diversas e criando situações cômicas variadas. A concepção sonora do espetáculo contempla clássicos do circo, do cinema e da música erudita. A trilha muitas vezes é o elemento norteador dos quadros onde a encenação é calcada por seu ritmo, melodia e andamento e em outras se apresenta como sutil acompanhamento da cena. Algumas músicas e efeitos sonoros são executados pelos palhaços utilizando instrumentos musicais inusitados.

Apresentação: Água
Data: 02 de Novembro (Sábado)
Horário: 15h
Local: Área de shows
Entrada: Gratuita