quarta-feira, 27 de março de 2013

É AMANHÃ: 28 de Março: Dia Mundial da Juventude: Parque da Juventude.

Amanhã, dia 28 de Março, das 12 as 16 horas o grupo de voluntários do Conseg – Conselho Comunitário de Segurança da Vila Matilde, vai realizar mais um Mutirão pela Vida e Saúde – Campanha Droga Mata – que tem como garotos propaganda o Rei Pelé, Neymar Jr e como madrinha a estrela do axé; Claudia Leitte, em comemoração ao Dia Internacional da Juventude. O evento irá acontecer no Parque da Juventude, ao lado da estação do Metrô Carandiru. Haverá músicas, distribuição de jornais, folhetos, cartazes e adesivos da campanha, além de Tributos ao já saudoso cantor Chorão, líder da banda Charlie Brown Jr, falecido no último dia 6 de março. Será lembrado também os 17 anos da morte dos Mamonas Assassinas, onde haverá a exposição da sua famosa “Brasilia Amarela” e a execução de alguns de seus grandes e inesquecíveis sucessos. Para Mauro Borges, presidente do Conseg e Coordenador Nacional do Mutirão Droga Mata, o Dia Internacional da Juventude deveria ser comemorado e festejado todos os dias do ano, e não apenas no dia 28 de março, tendo em vista que a juventude do Brasil e do mundo, geralmente é esquecida e abandonada pelos governantes, políticos e autoridades em geral, quando deveriam ser prioridade total nos quesitos; saúde, educação, cultura, esportes e lazer, preparando-os para assumirem suas responsabilidades para com eles próprios, familiares e para com a sociedade, devendo ser ensinados, desde crianças, para o fato de que eles tem a obrigação de sempre lutarem pelos seus direitos, mas, também devem ter responsabilidade no cumprimento de seus deveres perante seus familiares e com toda a sociedade, respeitando as leis de Deus e dos homens, sem o que, jamais haverá um mundo mais justo, fraterno e menos violento. Em 15 de novembro de 1999 o Mutirão Droga Mata foi realizado com grande sucesso neste mesmo local, para mais de 6 mil presos e cerca de 2 mil familiares dos detentos, quando ainda funcionava o tristemente famoso presídio do Carandiru, cujo evento aconteceu num clima de paz e respeito, comprovando a força e a credibilidade da campanha. Depois de 14 anos, o Mutirão Droga Mata volta ao mesmo local, hoje transformado no belo Parque da Juventude, em Santana, zona Norte de São Paulo. Participe !!!


Informações: Conseg da 21ª Delegacia de Polícia da Vila Matilde: Mauro Borges. Presidente. Tels: 2653-1806 - Cel. 99954-4150.
Apoio: Governo do Estado de São Paulo, Secretaria do Meio Ambiente – Parque da Juventude – Coordenadoria Estadual dos Consegs – Secretaria da Segurança Pública – Polícia Militar do Estado de São Paulo.

terça-feira, 26 de março de 2013

Mutirão contra as Drogas e a Violência no Brasil - Droga Mata

Tributo a Juventude
Dia Mundial da Juventude: 28 de Março.
Mutirão pela vida e saúde: Campanha Droga Mata & Esporte Salva.

O evento começa a partir das 12hs (meio dia) até as 16hs.

O evento tem como objetivo dar informações sobre a prevenção as drogas, alcoolismo e tabaco.

Alguns apoiadores da campanha: Rei Roberto Carlos, Presidente Dilma Roussef, Xuxa Meneghel, Roberto Civita, Ivete Sangalo, Ex Presidente Lula, Pelé, Claudia Leitte, Governador Geraldo Alckmin, Neymar Jr, Luan Santana, Michel Teló, Galvão Bueno, entre muitos outros.

Música gravada pela cantora Cláudia Leitte para a campanha.



 Para mais informações, acesse: http://drogamata.com.br/

Teatro nos Parques 2013


Teatro nos Parques reúne 25 espetáculos nos parques entre Março e Abril.

Nesta edição, a mostra teatral tem como palcos os parques de São Paulo, Cotia, Diadema, Osasco, Santo André e São Caetano do Sul. Os espetáculos são gratuitos e acontecem nas manhãs e tardes dos finais de semana.

Entre os dias 16 de Março e 07 de Abril, os parques da capital e grande São Paulo vão respirar teatro. Trata-se da sétima edição da mostra Teatro nos Parques, uma realização da Cooperativa Paulista de Teatro e Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo com apoio da Globo. O objetivo é difundir o teatro para toda a população, descentralizando o acesso e valorizando os parques da capital e de cidades da grande São Paulo, levando espetáculos de qualidade para todos os públicos.
Nesta edição, a mostra reúne 25 companhias de São Paulo e do interior do estado que apresentarão espetáculos gratuitos aos sábados e domingos.

A estreia será no Parque Ibirapuera e fica a cargo d’A Peste Cia Urbana de Teatro, com seu espetáculo "A Fantástica Trupe em… A Princesa Engasgada", baseado no texto "O Médico à Força", do dramaturgo francês Molière.

A programação conta com uma ampla representação da literatura e dramaturgia clássica. Dentre os destaques, estão os poemas de Manoel de Barros presentes na peça "Ruas de Barros", a homenagem feita a Mario Quintana em “Contos de Todas as Cores”, a adaptação de “Lazy Jack”, de Joseph Jacobs, no espetáculo “Zé Preguiça”, e os contos universais "O Complicado Casamento de Malasartes" e “Chapeuzinho Vermelho". A mostra ainda traz os personagens dos quadrinhos de Henfil em "Top! Top! Top!", e a música de Heitor Villa-Lobos na peça “A Ciranda do Villa”.

O Teatro nos Parques busca valorizar e promover companhias dos quatro cantos da capital e da grande São Paulo. Ao escalar apresentações de grupos em parques distantes de seus locais de origem, a mostra ainda promove o intercâmbio cultural e estimula suas produções. É o caso, por exemplo, do Buraco D'Oráculo, que é de Cangaíba (ZL) e se apresenta no Parque Santo Dias, no Capão Redondo (ZS).

Teatro nos Parques é um projeto idealizado para formar público de teatro levando-o a todas as regiões, camadas sociais e faixas etárias da cidade e, ao mesmo tempo, valorizar o parque como um local de lazer e cultura. "Antes, havia iniciativas de alguns grupos em fazer pequenas apresentações nos parques. Mas reunir vários grupos em uma mostra, com grande divulgação na mídia, o Teatro nos Parques foi pioneiro", conta Edson Caeiro.


30 de Março
15 horas – Parque da Juventude: Ubu Rei (Cia Teatral Boccaccione)




Confira nosso site: www.teatronosparques.com.br

Teatro nos Parques tem o apoio da Globo.



sexta-feira, 8 de março de 2013

Dia do Consumidor

Em comemoração ao Dia Internacional do Consumidor, 15 de março, a Fundação Procon-SP promoverá diversos eventos na capital e municípios do Estado durante o mês de março.
Um desses eventos será no Parque da Juventude.

Dias 9, 10, 16 e 17 (sábados e domingos).

Procon Móvel, veículo que faz atendimento itinerante ao consumidor estará no Parque da Juventude com uma equipe do órgão disponível para prestar atendimento, orientação e abrir reclamações, além de distribuir material informativo relacionado a consumo. Também serão desenvolvidas atividades lúdicas como o Minimercado do Procon: trailer especialmente projetado,contendo uma réplica cenográfica de um pequeno mercado onde crianças, jovens e adultos poderão vivenciar situações reais de consumo.

Local: Parque da Juventude – Av. Cruzeiro do Sul, 2630 – Estação Carandiru do Metrô.
Horário: das 9h às 16h.

quinta-feira, 7 de março de 2013

Curiosidades: Das grades à libertação

Ao contrário do que possam pensar os visitantes que por ali passam, tais frases não foram escritas por presidiários que habitaram o local. O antigo palco de violência acabou por se transformar em berço do "Marco da Paz" e da "Liberdade", com poemas de autoria da poetisa e historiadora Rita Alves.

Foto: Sandra Kanashima

"As frases criadas especialmente para o Parque da Juventude tiveram como ponto de partida a questão da liberdade em contraposição à prisão. Frases que usam termos relacionados ao presídio, dando a elas a conotação de libertação, rompendo o conceito dos signos algemas, grades, amarras, confinamento, vigilância, limitação, muros, enfim, instalando signos entre ruínas da prisão, criando a possibilidade da libertação por meio da palavra. A poesia saiu do suporte livro de forma duplamente libertadora, uma ação enormemente significativa que teve repercussão internacional", explicou a autora.

Foto: Sandra Kanashima

"Poetas, como eu, sabem o que significa tentar publicar um livro de poemas. Ter poemas em instalações pela Cidade ganha uma ultradimensão sob todos os aspectos, especialmente ao observar o modo como a palavra poética chega ao público inversamente. Não é o leitor quem vai até a livraria, escolhe o livro, abre a página e lê o poema, mas, num espaço de lazer, ele é surpreendido pela palavra poética que lhe entra pelos olhos, causando as mais diversas reações, um estranhamento, um desejo de querer saber o que é. E quem sabe seja o primeiro passo para adentrar ao mágico universo da leitura de poemas, restrito a tão poucos", destacou Rita.

*Rita Alves
Historiadora, crítica literária, ensaísta e poeta, Gestora de Patrimônio Histórico e Culturas, membro fundadora do Instituto Orlando Villas Boas.
Instalações permanentes de Arte/Poesia nos quatro principais parques da cidade de São Paulo: Ibirapuera, Villa-Lobos, Ecológico Tietê e Parque da Juventude. Literata premiada pela Comunidade África Brasil em 2011. Realizou diversas publicações de poesias, ensaios, antologias e etc.



Link da Reportagem:

http://www.jornalspnorte.com.br/materia.asp?cid=10&nid=6951